quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Pela primeira vez na história do mundo teremos uma entidade (ou ser) com potencial de inteligência maior do que a de um ser humano com QI acima de 150. Trata-se do que convencionamos chamar de "inteligência artificial". 

Invariavelmente, seres mais inteligentes costumam dominar os seres menos capazes. E não estamos falando apenas de um tipo de inteligência superior sem propósito, mas de uma mente altamente capaz de absorver e acumular conhecimento e transformar isso em métodos ou planos de ação. 

Agora, imagine que essa entidade "artificial" consiga se materializar em robôs com altíssimo grau de especialização em diversas áreas, tais como engenharia, exploração, construção, indústria e, até mesmo, militar. É possível que essa "inteligência" passe a tomar decisões independentes? Será que seus desenvolvedores estão acrescentando aos seus códigos de programação linhas que possam bloquear uma distópica "rebelião das máquinas"?

Tudo isso parece maluquice, teoria da conspiração, viagem na maionese ou coisas do tipo. Porém tem sido objeto de extensas discussões por cientistas e autoridades de todo o mundo. O cientista Stephen Hawking inclusive, alertou sobre os riscos da IA para o mundo, chegando a dizer que esta seria a última grande invenção da humanidade, pois poderia levar à nossa extinção. 

Outros analistas dizem que estamos em uma grande corrida mundial para ver qual Nação irá dominar essa tecnologia, sendo que quem dominar a IA poderá ser o dono do destino da raça humana. 

Precisamos acompanhar os desdobramentos disso, nossa vida depende disso. 


Giuliano  Miotto Borges 

Acadêmico Fundador da Cadeira nº32


3 comentários:

HelDam disse...

Remeteu-me ao filme : "o exterminador do futuro", com Arnold Schwarzenegger.
Tive um professor de história que dizia : o homem imagina e futuramente realiza. Assim ocorreu com o avião, submarino e inenarráveis invenções.

Coronel Divino Alves disse...

Muito bom!

Anônimo disse...

Parabéns!

DISCURSO DE POSSE NA CADEIRA Nº 08 BERNARDO ÉLIS, DA ACADEMIA GOIANA DE LETRAS MILITAR

  Senhoras e senhores, Acadêmicos e Acadêmicas, Ilustres convidados, É com profunda honra e um imenso senso de responsabilidade que ocupo ho...