terça-feira, 6 de agosto de 2024

DISCURSO DE POSSE NA CADEIRA Nº 42 MANOEL DOS REIS MACHADO, MESTRE BIMBA, DA ACADEMIA GOIANA DE LETRAS MILITAR

Excelentíssimos acadêmicos da Academia Goiana de Letras dos Militares dos Estados de Goiás, ilustres convidados, Mestres, familiares e amigos!

Boa noite a todas e a todos!

É com uma alegria imensa e um profundo senso de responsabilidade que tomo posse da cadeira nº 47 desta renomada Academia, uma posição que carrega o nome de um gigante da capoeira: o Mestre Bimba, o criador da Capoeira Regional.

Ao refletir sobre este momento, lembro-me das palavras do mestre que me antecedeu e do peso que essa honra representa.

Mestre Bimba, cujo nome está imortalizado em nossa academia, não foi apenas um mestre de capoeira. Ele foi um visionário que transformou e sistematizou a nossa arte, tornando-a um símbolo de nossa cultura e um legado que transcende fronteiras.

O Método que o Mestre Bimba criou, não só trouxe a sistematização à capoeira, mas também elevou o respeito por essa prática a um patamar nunca antes alcançado.

O legado de Mestre Bimba é particularmente relevante para nós, aqui em Goiás. Sua contribuição ao mundo da capoeira não se limitou ao estado da Bahia. Seu trabalho inspirou e moldou a prática em todo o mundo e aqui, em nossa cidade de Goiânia, seu impacto é palpável.

É um privilégio e uma grande responsabilidade que a nossa cadeira seja nomeada em homenagem a um homem cujo trabalho foi fundamental para a disseminação e valorização da capoeira em todo o território nacional e internacional.

Sinto-me extremamente honrado por ser um representante desse legado aqui no estado de Goiás. 

O Capoeira Luanda, com sua história e seu papel relevante na capoeira goiana, continua a ser um farol de excelência e preservação cultural. Estou profundamente contente em ocupar uma cadeira que carrega o nome de um mestre que dedicou sua vida a promover e a ensinar a capoeira com tanto zelo e paixão.

Ao assumir esta cadeira, comprometo-me não apenas a manter viva a memória e o legado de Mestre Bimba, mas também a fomentar o crescimento contínuo da capoeira em nossa região e pelo mundo.

Nossa missão é garantir que a capoeira continue a ser um veículo de cultura, educação e resistência. Com o apoio desta Academia, buscarei fortalecer nossos laços com a comunidade capoeirista local, nacional e internacional, promovendo eventos, workshops e colaborações que celebram e expandem a rica tradição da capoeira.

Agradeço a todas e a todos pela confiança e pelo apoio que me foi concedido. Estou ciente da responsabilidade que vem com esta honraria e me comprometo a trabalhar incansavelmente para honrar a memória de Mestre Bimba e a tradição que ele representa.

Muito obrigado a todas e todos!

Permitam-me encerrar com uma cantoria que ressoa profundamente com a missão que agora abraço.


Para assistir o vídeo com a cantoria de Mestre Guerreiro, na sua posse na AGL-MB

Cantoria Mestre Guerreiro


Ademercino Teles Tomé -  Mestre Guerreiro

Acadêmico Fundador da Cadeira  nº 42

Nenhum comentário:

DISCURSO DE POSSE NA CADEIRA Nº 08 BERNARDO ÉLIS, DA ACADEMIA GOIANA DE LETRAS MILITAR

  Senhoras e senhores, Acadêmicos e Acadêmicas, Ilustres convidados, É com profunda honra e um imenso senso de responsabilidade que ocupo ho...