quinta-feira, 9 de maio de 2024

ESTAÇÕES


 

Esse texto poético explorar a metáfora das estações do ano como uma representação da vida humana. As cores vibrantes e o desabrochar dos botões simbolizam o início da vida, a exuberância da juventude e a beleza que é admirada e desejada. No entanto, à medida que as estações passam, a beleza das flores inevitavelmente desvanece, as raízes se ressecam e o ciclo da vida segue seu curso. Há uma reflexão sobre a impermanência da beleza e a inevitabilidade da passagem do tempo, mas também uma esperança de continuidade e renovação, como o ciclo das estações e o ciclo da vida de cada indivíduo. O poema sugere uma aceitação serena desse ciclo natural, onde cada flor, assim como cada pessoa, eventualmente cede lugar a outras que virão.


Para ouvir a poesia, clique no  vídeo abaixo







Helena Aparecida Damásio- Coronel PM

Acadêmico Fundador da Cadeira  nº 58

6 comentários:

Coronel Divino Alves disse...

Helena amo sua forma de se expressar....é tão simples, tão serena e ao mesmo tempo impregnada de sentimentos!

Anônimo disse...

Generosidade sua comandante. Sou mínima diante de suas crônicas sensacionais

Anônimo disse...

Que poema maravilhoso 🤩❤️🌹

Helena Damásio disse...

Obrigada pela gentileza

Anônimo disse...

Helena e suas letras, palavras, orações, períodos e pontos.
Orgulho-me de tê-la como alma irmã da minha. Talvez eu nem a mereça. Talvez ela nem sabe da admiração que lhe tenho.
Helena, com a inteligência admirável que Deus lhe deu e, mais do que a inteligência, a nobreza do seu caráter e, por isso, dirijo-me a ela para agradecer pelo conto, por essa pérola que diz respeito a todos. Helena é uma aristocrata nos modos, nas ideias e nos sentimentos. É uma pessoa aberta, saudável e atual. É nobre!
Para mim, esse conto perpassa o CFO1-C, 3 anos de extrema adversidade, onde ela foi brilhante e leal e isso a coloca, na minha admiração, como pessoa da mais alta dignidade humana.
KV.

HelDam disse...

Meu irmão gêmeo de barriga separada!! Suas ternas palavras são valiosas e maiores que nosso humilde conto. A admiração é mútua e você bem sabe disto. Deus, em toda sua grandeza, coloca anjos em nosso caminho. Você foi um destes. Amigo, carinhoso e de notável saber em várias áreas de domínio. A cada encontro um aprendizado. Obrigada querido e eterno CFO/C 123 rsrs.

DISCURSO DE POSSE NA CADEIRA Nº 08 BERNARDO ÉLIS, DA ACADEMIA GOIANA DE LETRAS MILITAR

  Senhoras e senhores, Acadêmicos e Acadêmicas, Ilustres convidados, É com profunda honra e um imenso senso de responsabilidade que ocupo ho...