sexta-feira, 10 de maio de 2024

PONTO FORA DA CURVA

Eu queria ser no plano cartesiano da vida, um ponto fora da curva...

Queria poder fugir dos padrões e rótulos que me são impostos...

Eu queria traçar, entre ordenadas e abscissas, ações de recomeço em vários planos, onde a defesa de minhas ideias, não fosse um peso para os outros...

Eu queria poder gerar exponenciais ações que derivadas, transformassem desafios em oportunidades, dando a meu destino, um novo algoritmo de convergência.

Eu queria, em meio às medidas de dispersão da vida, 

Traçar curvas de inovação,  erguendo pontes de autoconhecimento sobre os labirintos das minhas imperfeições...

Eu queria ser o resultado de uma equação, onde as minhas  escolhas e valores pudessem refletir a igualdade entre o que faço e o que vivo!


Eu queria entender a vida como sendo uma função aleatória no domínio do tempo, onde em meio a vitórias, desafios ou momentos de incerteza, há sempre a possibilidade de se encontrar um ponto de equilíbrio ou um avançar em direção a uma mudança.

É difícil a compreensão de que a vida, como função do tempo, tem momentos de transição, que tendem a um equilíbrio, onde oportunidades de crescimento e evolução, surgirão com o próprio tempo?

Ahhhh.....! Como quero cada vez mais, uma versão melhor de mim mesmo, e ser esse ponto equidistante: Entre o extremo do que fui, ao limite do que desejo ser, sabedor que "o todo é maior que a soma de suas partes".


Eu quero tanta coisa...

Divino Alves de Oliveira - Coronel PM

Acadêmico Fundador da Cadeira nº 20

37 comentários:

Helena Damásio disse...

Que maravilha que o senhor se encontra no ser _um ponto fora da curva_ diante de tantos iguais. Mesmo porque em todas as nossas buscas, não podemos não nos "ser", para nos adequar e caber na vida conceitual de outros. Do que esperam de nós. Então, continuamos a dar sentido à nossa efêmera existência através de nossas buscas, sonhos, enganos, desenganos e felicidades..... em um, ou todos os pontos por onde passarmos.

Anônimo disse...

Bom dia !
Parabens.....

Anônimo disse...

Parabéns pela eloquência e pelo tratamento carinhoso e respeitoso ao nosso vernáculo, escrevendo dessa forma.

Anônimo disse...

Mais que a profundidade dessas palavras, fica o orgulho de saber que esse grande escritor é um Policial Militar !!! Soube vivenciar todas as amarguras sociais, e guardou o coração... realmente, um ponto fora da curva!

Anônimo disse...

Parabéns Senhor Comandante Divino Alves. Uma excelente reflexão sobre a jornada existencial face a nossa finitude. Seja diante das oportunidades e desafios que o caminho nos presenteia no balanço do tempo. Obrigado por compartir!

Anônimo disse...

Parabéns Senhor Cel Divino Alves, Deus é a alma da vida e a reflexão e as adversidades são enormes. Que Deus ilumine seu caminho meu Comandante.

Cel Luiz Alberto disse...

Parabéns pelo texto comandante ficou excelente

Anônimo disse...

Muito bom, excelente texto e que serve de orientação para muitos jovens promissores, lendo as escritas de um Grande Oficial da nossa Gloriosa e Membro da Academia Goiana de Letras, com certeza encontrará a sabedoria.

Anônimo disse...

Parabéns meu estimado amigo Sr. Cel. Divino Alves de Oliveira pala profundidade de reflexão entre o mundo ideal e o mundo real num paralelo com as equações matemáticas.
Adorei!

Anônimo disse...

Só posso expressar minha continência tamanha e a capacidade do senhor em colocar as palavras com sabedoria. Parabéns 👏

Anônimo disse...

Excelente reflexão, muito propícia para o nosso momento. Parabéns irmão.

Anônimo disse...

Que coisa linda, também desejo tantas coisas 🙏🏾

Anônimo disse...

Parabéns! Versos matemáticos com excelente literatura.

Anônimo disse...

Lembrar sempre: a felicidade estar em fazer o outro feliz. Parabéns Alves.

Anônimo disse...

Victor Dragalzew.
Uma bela reflexão, matematicamente analisada. A vida é uma equação matemática, um ponto de existência que busca a convergência do que somos e o que pretendemos. Mas, podemos ter a certeza que ela é perfeita. Só depende do prisma que olhamos.

Anônimo disse...


Parabéns CEL. ALVES.
Cada vez que leio uma poesia de vossa autoria tenho certeza que estou sendo privilegiado de tomar conhecimento de uma verdadeira obra prima.

Carlos Silveira disse...

Bom dia! Belo texto, linda reflexão. Sem remendos. Parabéns, amigo!

Coronel Divino Alves disse...

perfeito....

Coronel Divino Alves disse...

tks Cel Néris

Ednopr disse...

Parabéns pelo texto. Escrever é uma arte, logo o Sr é um artista das letras.

Anônimo disse...

Muito bom mesmo, uma reflexão profunda sobre os valores de nossas vidas, ao meio ao qual nos relacionamos.

Anônimo disse...

Cel Vet Jairo Alves. Prezado amigo de tantas lutas, trincheiras e provações no front da caserna, entendo que vossa senhoria foi muito feliz em suas colocações, uma vez que, a grande maioria de nós do QOPM, ingressamos ainda aborrecestes na Gloriosa e fomos forjados para seguir normas bem traçadas que não aceitaria nada que fosse fora da curva e justamente por esse motivo que alguns oficiais ao passarem para a reserva, uns deixaram o cabelo crescer; outros deixaram a barba, branca, por fazer; tem aqueles que compraram uma Harley, fizeram tatuagens; colocaram brincos e saíram se aventurando por aí em grupo de motociclistas, em fim, estão podendo viver o que antes lhes era vedado, estão definitivamente fora da curva.
Parabéns pelo texto e continue a nos brindar com sua alvissareira escrita.

Gizelly Mendanha de Oliveira disse...

Parabéns pelas lindas palavras e por transmitir a necessidade da busca pelo aperfeiçoamento. Minha continência e respeito ao senhor.

Walkirene disse...

Parabéns pela reflexão.
Você é um ponto fora da curva, expressando sua visão de mundo de uma forma tão criativa.

Anônimo disse...

Ótima autoria, ponto fora da curva. A obra fala por si, vale a pena ouvir.. Em meio a reducionismos, imediatismo e superficialismo na cultura contemporânea, uma reflexão bem alinhavada.

Meus cumprimentos ao amigo pela publicação.

Divino Pires.

Coronel Divino Alves disse...

Tks

Coronel Divino Alves disse...

Tks prima!

Coronel Divino Alves disse...

Valeu Pirão...

Coronel Valderir disse...

Parabéns Comandante!

Rachel Azeredo disse...

Agora sim, Coronel! E estou aqui encantada com seu texto que chega explicando o que tenho tentado ser nesta altura da minha vida . Quisera eu ser um “Ponto fora da curva…” como o senhor já é!
Sou civil, nunca tive a pretensão de servir ao povo como o senhor o fez, arriscando a vida, deixando filhos em casa para correr riscos inimagináveis ao vestir uma farda.
Seu texto, diferenciado, perfeito em respeito à Língua Portuguesa, mostra que alcançar a patente de Coronel e comandar a PM goiana com a lisura e a ética com que o fez, por tão curto período, me deixa aqui pensando pq a Política força homens com a sua sabedoria, com sua ética e princípios, a deixar a farda e optarem pela reserva. Goiás perde com sua aposentadoria. Temos um Comandante “Fora da curva” que deveria estar repassando a outros da PM/GO toda essa sabedoria. Sei que seríamos melhores e que eu me sentiria mais segura.

Coronel Divino Alves disse...

Nossa! Como diria um coronel amigo meu: Não mereço os elogios, mas os aceito de coração.
Fui para a reserva em 2018, já tinha 33 anos de serviço prestado a PMGO. Mesmo que o então governador José Éliton, fosse reeleito, eu iria prá reserva. Há a necessidade de se abrir vagas, para que aconteça a renovação na corporação, e os velhos soldados, como eu, possam dar lugar, voz e vez aos mais novos.
Se o resultado das eleições tivesse sido outro, talvez eu tivesse ficado mais um tempinho como servidor do Estado, mas com certeza, estaria na reserva remunerada.
E como Deus é quem sabe o que é melhor pra nós, cá estou eu curtindo minha reserva...já que Militar não se aposenta.

E de coração, muito obrigado pelas palavras tão gentis para comigo.
Um respeitoso abraço!
Coronel Divino Alves

Anônimo disse...

Parabéns 👏 meu nobre amigo!

Anônimo disse...

Parabéns 👏 meu nobre amigo!

Anônimo disse...

Parabéns a esse intelectual que com suas sábias palavras, expeoe essa
linda reflexão que nos leva ao universo da sabedoria.
Parabéns meu amigo, Deus abençoe!!

Coronel Divino Alves disse...

Segue abaixo comentário do senhor Coronel Silvio Brasil Resende, que não conseguiu publicar.

Cartesiano?
Nem me lembrava mais de ordenada e abscissa.
Belo texto nobre imortal.
Da próxima vez me manda ler e não me peça.
É sempre com orgulho que vejo/leio peças suas ou de qualquer outro dos nossos que dispõem do maravilhoso dom da transmissão de pensamento através da escrita ou outras artes.
Quanto ao meu comentário relativamente ao texto, não consegui, em razão da minha ignorância literária, indentificá-lo como crônica, poema ou outro gênero.
Observei apenas que no começo havia uma aspiração expressa no pretérito, no meio uma longa interrogação e mais no fim, um forte desejo já no presente.
Gostei.
Parabéns.
Ass. Silvio Brasil.

CEL SANDRO CARDOSO BOTELHO disse...

Parabéns 👏👏, mesmo o senhor querendo ser um ponto fora da curva, em nenhum momento o senhor extrapolou o gráfico 📈 da função. .. Abraço CMT.

Ronaldo Soares disse...

Parabéns!
Uma excelente reflexão que demonstra um momento profícuo na existência.
Ademais, mostra a poesia existente na matemática.

DISCURSO DE POSSE NA CADEIRA Nº 08 BERNARDO ÉLIS, DA ACADEMIA GOIANA DE LETRAS MILITAR

  Senhoras e senhores, Acadêmicos e Acadêmicas, Ilustres convidados, É com profunda honra e um imenso senso de responsabilidade que ocupo ho...